top of page

A fórmula da ética



A palavra ethos é de etimologia grega e significa comportamento, ação, atividade. É dela que deriva a palavra ética. A ética é, portanto, o estudo do comportamento, das ações, das escolhas e dos valores humanos. Mas no nosso cotidiano ocorre de percebermos que há uma série de modelos de “éticas” diferentes que postulam modos de vida e de ação, por vezes excludentes.

Segundo Aristóteles, as qualidades do caráter podem ser dispostas de modo que identifiquemos os extremos e a justa medida. Por exemplo, entre a covardia e a audácia está a coragem; entre a belicosidade e a bajulação está a amizade; entre a indolência e a ganância está a ambição e etc. É interessante notar a consciência do filósofo ao elaborar a teoria do meio-termo. Conforme ele, aquele que for inconsciente de um dos extremos, sempre acusará o outro de vício. Por exemplo, na política, o liberal é chamado de conservador e radical por aqueles que são radicais e conservadores. Isso porque os extremistas não enxergam o meio-termo. Portanto, seguindo o famoso lema grego “Nada em excesso”, Aristóteles formula a ética da virtude baseada na busca pela felicidade, mas felicidade humana, feita de bens materiais, riquezas que ajudam o homem a se desenvolver e não se tornar mesquinho, bem como bens espirituais, como a ação ( política) e a contemplação (a filosofia e a metafísica).

São tantas as considerações a cerca do pensamento humano, seu comportamento em determinadas situações e ou provocações instigadas em alguns momentos que os desafios ao equilíbrio requerem preparação ética para enfrentá-los.

O homem a partir da formação social teve de buscar orientação no bom senso, consideração com os outros, tolerância e virtuosidade para resultar na boa convivência. Portanto, o comportamento, as escolhas e os valores são balizadores da ética humana; referências disciplinares para a ordem e a organização social.



 

LANÇAMENTO DE LIVROS EM PROMOÇÃO: https://drcezarfreitas.wixsite.com/livros/agradecimento

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page