O Brasil construiu, com muita dificuldade, uma democracia que busca consistência em uma atmosfera de liberdade relativa ainda não vivenciada. A proposta cidadã liderada por Ulysses e Tancredo nos trouxe a anistia, as eleições livres, a Constituição de 1988, o pluralismo e a alternância no poder. O Plano Real concedeu-nos bases importantes para o desenvolvimento econômico e social. Atualmente as doutrinas totalitárias ou antidemocráticas têm expressão marginal. A democracia é um valor universal e permanente. Entretanto, a qualidade de nosso futuro está no âmbito de nossas instituições. Por isso, é fundamental observarmos suas características, notadamente, devem ser exemplares.
Algo que me faz refletir muito, com relação à este contexto são justamente as instituições públicas e representativas, como Câmara e Senado, que elaboraram e elaboram nossas “Leis”, fizeram nossa “Constituição” ( e à ela aplicaram e aplicam muitas emendas), ressalto neste ponto a minha preocupação, eis que estes parlamentares, que em boa parte são suspeitos de crimes e malversação de verba pública, as aprovaram, as aprovam e referendam (ao seu bel prazer e momento político).
Talvez por isso, boa parte de nossas leis pareçam “pega ratão”, atendem a subjetividade de interesses, que por vezes, nem sabemos quais sejam.
Sinceramente, creio que o país deva ser passado a limpo, sejam revistas e reformuladas suas Leis e Constituição de modo que as tornemos conhecidas e entendidas por todos (como acontece nos países desenvolvidos), em número menor e objetivas. Em caso contrário, vamos continuar subordinados à Leis e a um Sistema (que se demonstra corrupto) que nos ” escraviza” e nos pune com desastres econômicos de “tempos em tempos”, esfacelando nossas “economias” porquê não temos como poupar, pois pouco nos sobra.
LANÇAMENTO DE LIVROS EM PROMOÇÃO: https://drcezarfreitas.wixsite.com/livros/agradecimento
Comments