top of page

O mal que assola a humanidade!




Porquanto tivermos de punir o homem em sua existência, mais afastados estaremos de sua sublimação; elevação e crescimento espiritual e do seu próprio eu. A evolução humana depende essencialmente desse aspecto fundamental, ou seja dá não punição. Isto implica na não necessidade de imputação punitiva.

Pois o ser transcende o erro, a mácula e todo tipo de impureza no âmbito social, se aperfeiçoa em infinita espiral divina.

Afinal, pena; condenação imposta por um juiz à pessoa que cometeu um crime. Castigo; recriminação feita a alguém: punição infantil.[Figurado] O que é insuportável; ação de se submeter a algo muito desagradável: o exame demorado se tornou uma punição. São alguns dos princípios definitórios dessa palavra tão negativa; embora hajam conceitos na psicologia que a entendam de outro modo, com sentido mais positivista. Entendo assim, quando comportamo-nos como animais racionais, mas não se entendermo-nos como seres evoluídos e etéreos.

Imaginemos então, que os fundamentos que originaram nossas leis (direito) foram para balizar a boa convivência, direitos e deveres. No entanto, o que mais se perce-be são diligências e demandas de conflitos infindáveis e instituídos.

Reflitamos: Haverá justiça quando ela tarda? Na minha opinião, evidentemente que não, essa é a raiz da injustiça. Não há o que compense por mais penoso que seja para aquele que cometeu o erro, mais ainda para o outro que sofreu com ele.

Dito isso, devemos pensar mais sobre esse tema que tem ligação direta com as questões punitivas no âmbito das organizações sociais.

Será esse o caminho para a construção de uma sociedade harmoniosa e justa? Toda vez que depararmos com um problema, solução: “Leis” mais rigorosas, mais punitivas! Eu particularmente penso que se investirmos em educação (de berço e formal), na produção de cidadãos operativos sociais, com caráter digno, no fortalecimento de suas condições psicológicas e no atendimento de suas necessidades, teremos mais chance de sermos uma humanidade mais feliz.



 

LANÇAMENTO DE LIVROS EM PROMOÇÃO:

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page